PDF no Navegador Chrome

Nos últimos tempos, pudemos acompanhar um crescimento significativo na utilização de arquivos PDF. Afinal, nada mais prático para distribuir conteúdo online, sobretudo textos, sem que os mesmos percam suas formatações. Além disso, é possível impedir a edição e, inclusive, a impressão de arquivos em PDF. Para que usuários possam acessar arquivos PDF, há a necessidade de se ter instalado no computador um leitor do formato. O mais famoso é o Adobe Reader, cuja empresa criadora é a mesma que, em 1993, desenvolveu o PDF: a Adobe Systems.
No caso dos usuários de internet, a situação não é diferente. Os navegadores possuem plug-ins que permitem a visualização deste tipo de arquivo diretamente no browser, sem que o usuário tenha que salvá-lo para, somente depois, poder visualizá-lo. Mas os tais plug-ins representam um desafio no que se refere a segurança, desempenho e compatibilidade. Pensando nisso, o Google acaba de incorporar, ao Google Chrome, o plug-in Chrome PDF Viewer. Fruto da parceria entre Google e Adobe, o Chrome PDF Viewer funciona da mesma maneira que o Flash Player, também incorporado ao Chrome recentemente. Com ele, o usuário pode ler todos os arquivos PDF que quiser, sem a necessidade de instalar qualquer tipo de complemento em seu computador ou navegador. Por padrão, o plug-in vem desativado no navegador. Para ativá-lo, digite about:plugins na omnibox e aperte enter. Depois, basta localizar o Chrome PDF Viewer e clicar em Ativar.
Pronto. A partir de agora, todo e qualquer link que te leve à um arquivos PDF, passará a ser exibido pela recém-ativada funcionalidade. O plug-in transforma o arquivo em uma página HTML, permitindo que os usuários façam uso do recurso de zoom do navegador, além, é claro, de permitir ao usuário pesquisar no conteúdo do arquivo.
Atualmente, o plug-in não suporta todos os recursos avançados encontrados no Adobe Reader, como alguns tipos de mídias incorporadas, por exemplo. Para os usuários que necessitam de ter acesso a tais recursos, em breve o plug-in deve passar a dar, ao usuário, a possibilidade de abrir o arquivo no Adobe Reader. Da mesma forma que ocorre com o plug-in para visualização de vídeos em Flash, não há a necessidade de o usuário se preocupar em atualizá-lo. Sempre que uma versão mais recente do mesmo for disponibilizada, ela será baixada juntamente com a atualização do Google Chrome. O Chrome PDF Viewer está disponível na versão dev 6.0.437.1 ou superior e, inicialmente, somente para Windows e Mac. O Google está trabalhando para, o mais brevemente possível, disponibilizá-lo para usuários Linux. Agradecimentosao amigo Newton Mota pela dica!